Cinco horas seguidas de muita velocidade!

Lendo o título acima vocês devem pensar: esse cara passa o final de semana vendo corrida, não é possível! De fato nesse final de semana tivemos F1, GP2, Indy, Nascar…  mas se eu disser a vocês que não assisti a nenhuma dessas corridas acreditariam em mim!? O pior é que não vi nada mesmo!

Na verdade eu quero contar aqui uma nova experiência que tive nesse final de semana. Trata-se do Endurance de kart na Granja Viana. Galera….  que evento bacana! 

O Endurance é um mini campeonato de 3 provas no ano com 5 horas de duração cada corrida e com várias equipes inscritas. Basicamente é o seguinte:

– Etapas: 1º em maio / 2º em julho / 3º em setembro
– Basta montar uma equipe que tenha de 2 a 10 pilotos e pagar uma taxa de R$ X.XXX,XX pra equipe participar
– Os karts são sorteados, os pilotos são pesados e o controle de lastro é de 90kg
– Pesagem: a partir das 8h15
– Largada: 9h (previsão)
– São 5 minutos de classificação e depois…   pau na máquina e 5 horas de velocidade!
– A cada 40 minutos é obrigatório realizar uma parada nos pits pra troca de piloto e sorteio de kart. Mas a equipe pode fazer sua estratégia pra troca, desde que não exceda este limite
– Os 6 primeiros levam pra casa troféu e champanhe

O evento

Em meio a 32 equipes, cerca de 200 pilotos de todas as idades, muitos veteranos, equipes chegando de ônibus, equipes com computadores e TVs pra acompanhar o andamento da prova, galera de outros estados, placas de muro para comunicação equipe-piloto e um nível elevadíssimo, lá estávamos nós. Nossa equipe foi nomeada WPC Racers e composta por 9 grandes amigos pilotos, todos participantes do campeonato WPC, mas estreantes no evento. Era um teste pra nós já que nunca havíamos enfrentado um desafio tão grande! Nossa missão era diversão ao máximo, aprender mais com a situação e, obviamente, saber mais sobre nossa real capacidade. E foi demais!

A classificação:
 
Conseguimos a pole position por 10 miléssimos de segundo! Explodimos de alegria quando vimos nosso carro na primeira fila liderando aquele pelotão de pilotos velozes! Palmas para meu irmão Rafael Mansano que detonou no qualify!

A corrida:

Foi dada a largada e ponteamos por mais de uma hora, sempre com o segundo colocado literalmente nos empurrando. Destaque total pros meus irmãos Bruno e Rafael que guiaram muito nesse período inicial e garantiram nossa posição. O Rafa, além de fazer a incrível pole, conseguiu registrar a volta mais rápida do evento! Isso tudo já garantiu nosso investimento e nosso dia!

Rafael Mansano, Bruno Mansano e André Mansano. Esse trio de ferro é pé bem pesado...

Rafael Mansano, Bruno Mansano e André Mansano. Esse trio de ferro é pé bem pesado...

Com o passar do tempo e das trocas de pilotos, começamos a enfrentar alguns problemas de desempenho com karts não tão bons e alguns dos nossos pilotos sofreram um bocado. Inclusive tivemos que efetuar duas paradas nos boxes que não estavam previstas por conta de problemas de desempenho.

Acredito que andei muito bem, embora faltasse velocidade em meu kart. Briguei muito, fiz várias ultrapassagens, fui superado em alguns momentos, mas sai no saldo. Quando entrei na pista nossa equipe ocupava o 8º lugar e depois de guiar por cerca de 38 minutos, entreguei o posto ao nosso piloto seguinte na 6º colocação. No final das cinco horas, entre os 32 competidores, fechamos a corrida em 14º e consideramos ter conquistado um excelente resultado.

Nosso sincronismo foi ótimo, o coleguismo sensacional e a diversão totalmente empolgante. É uma pena que não fizemos registros fotográficos pra eu mostrar aqui pra vocês… Mas, desde já, a expectativa do time WPC Racers pra que chegue a próxima etapa em setembro é altíssima!

Grande abraço aos pilotos do time WPC Racers: Rafael Mansano, Bruno Mansano, Gustavo Marques, Rafinha, Ribas, Thiago Diri, Flávio, Carlão e eu! ;). Ah, agradecimento especial também a Mari e demais namoradas que compareceram! A presença feminina é sempre bem vinda e fundamental! 

Embora não tenha fotos, aqui vai um vídeo de um traçado quase igual ao que corremos pra vocês terem uma idéia de como é a brincadeira:

Vídeos do VodPod não estão mais disponíveis.
 

 more about “untitled“, posted with vodpod

6 pensamentos sobre “Cinco horas seguidas de muita velocidade!

  1. Samuka disse:

    Opa!!!
    Apesar de atrasado acho que nao poderia deixar de parabeniza-los por essa etapa de endurance que vcs estao participando lah na Granja! Mto loko!
    Acho que esse companheirismo e amizade que vcs criaram durante esses anos de kart amador estao realmente valendo a pena, e prova disso eh que vcs estao ai ate hoje correndo e se divertindo.
    Uma pena que nao tenha fotos, seria bem bacana de ver o que rolou por lah.

    Grande abraco!

  2. Alex Pereira disse:

    Ae André… meu link do blog tá errado…rs.. é SEM o br!!

    Aliás… entra lá que tem coisa nova!!
    Abraço!!

  3. guschafer disse:

    Caramba, eu tinha deixado um recado aqui… cadê?

    Faço minhas as palavras do pessoal aí… e nnao vejo a hora da próxima e principalmente das 500 milhas… 12 horas vai ser muito louco!!!

    abçs

  4. Rafael Rosa disse:

    Com certeza uma experiência maravilhosa para todo piloto que está afim de colocar a prova sua qualidade.
    No nosso caso tbm serviu para saber o nível em que os competidores do WPC se enquadram e posso dizer o seguinte… nosso nível está entre os melhores no que diz respeito a pilotar karts de aluguel.
    Foi um domingo sensacional, cheio de alegria, vibração, trabalho em equipe, companheirismo e solidariedade.
    Parabéns a todos os integrantes da equipe, óbvio que dentro da pista alguns se destacaram mais e outros menos, mas isso faz parte e agora é correr pra igualar ao nível dos mais preparados.

    Grande abraço e até a próxima.

  5. Rafael Mansano disse:

    Realmente essa foi uma corrida memorável, não esquecerei jamais. A equipe foi mto bem e não vejo a hora da próxima!
    Abraços

  6. bmansano disse:

    Mano, realmente a corrida foi SENSACIONAL! Fiquei surpreso como o Rafa andou bem logo de cara, no qualify, sem conhecer o traçado, e como ele conseguiu manter o ritmo forte durante todo o tempo. Eu confesso que estava um pilha de nervos do lado de fora, e fiquei mais nervoso ainda quando soube que seria o segundo a entrar na pista. Bom, restava me concentrar, entrar na pista e pisar fundo. Acho que consegui fazer isso, afinal, mantive o ritmo do Rafa e saí da pista ainda em primeiro. =) Acho que o melhor dessa corrida foi o trabalho em equipe e o companheirismo, bom demais!

    Nesse dia eu também descobri que estou com minha resistência em dia, afinal, correr 10Km a pé e logo em seguida 40 minutos de kart pisando fundo não é moleza, né? =) Abraços, Bruno.

Deixe um comentário

