Panela véia é que faz comida boa?

De uns anos pra cá a F1 tornou-se um esporte com muito mais abertura pra jovens pilotos do que para os mais experientes e cada vez mais pilotos “pulam da fralda para o cockpit”. Se na década de 80 um piloto com 24 anos era considerado uma jovem promessa, hoje este número caiu pra 19 anos.

Se levarmos a regra a rigor, pilotos com 36, 37 e 38 anos estariam fadados a aposentadoria forçada, rubinhonão é mesmo? Mas o que dizer então sobre Rubens Barrichello e Giancarlo Fisichella? Até o começo deste ano o Rubinho estava largado de lado, sem perspectivas, sem vaga e com uma concorrência jovem muito grande pela frente. E não é que ele voltou firme, andando na frente e vencendo corrida? Coincidência ou não, Fisichella está indo pro mesmo caminho. Nas últimas 3 temporadas lhe restou guiar pela modesta Force India e, mesmo com um carro inferior, conseguiu contribuir consideravelmente na evolução do carro e da equipe a ponto de obter a pole position e o segundo lugar na corrida passada, na Bélgica, andando o tempo todo na caixa de câmbio da Ferrari de Kimi, que venceu a prova especialmente por causa do kers de seu carro. E quem poderia imaginar que a esta altura da carreira, pilotando uma Force India, participando dos seus últimos GPs na F1, ele iria conseguir uma vaga na Ferrari? Seria absurdo e impossível dar um palpite deste no início da temporada!

É claro que o acidente de Massa, as limitações físicas do Schumacher e o pífio desempenho de Badoer contribuíram completamente pra que ele conseguisse a vaga, mas concordam que a Ferrari poderia ter optado por um jovem piloto? Poderia inclusive escolher o Robert Kubica, que é rápido, jovem, tem experiência, já ganhou corrida e que até o momento faz suas últimas corridas na F1 pela já “falecida” BMW Sauber.

fisichella_gilancarlo_ferrari_wideweb__470x303,0

Fisichella com cara de criança quando ganha um brinquedo novo.

Resta esperar pra ver o que vai acontecer agora GP da Itália. Novas surpresas? Disputadas mais tradicionais? Ou a combinação italiana Monza+Ferrari+Fisichella+Tifosi vai levar a melhor?

O fato é que mais um grande e empolgante corrida se aproxima e acho que muita coisa bacana vai acontecer. Acredito que Rubinho tem grandes chances porque já ganhou lá em 2002 e 2004, inclusive superando o seu team mate Schumacher em ambas as ocasiões. Acho que Fisichella, além de estar muito feliz por enfim conseguir realizar seu grande sonho, vai buscar superação e o vejo entre os 5 primeiros. Outra coisa é que certamente os carros equipados com kers terão vantagem pois Monza é uma pista de altíssima velocidade, que exige dos carros baixo arrasto aerodinâmico. Além disso, privilegia os carros bons de zebra, ou seja, os mais equilibrados.

Embora Vettel tenha vencido lá ano passado, acredito que as Red Bull não são as favoritas pelo tipo de carro que tem. Vale lembrar que quando ele venceu em 2008 a chuva era intensa e na época ele guiava pela Toro Rosso, equipada com motor Ferrari.  Eu apostaria mais nos motores Mercedes e Ferrari, exatamente nesta ordem.

Bom, pra quem quiser conferir, aí vai a agenda da F1 pra este final de semana:

Sábado – 19.09
6h – Primeiro treino livre (Transmissão ao vivo pela SporTV)
9h – Treinos oficiais (Transmissão ao vivo pela Globo)

Domingo – 20.09
9h – Largada do GP da Itália (Transmissão ao vivo pela Globo)

Anúncios

3 pensamentos sobre “Panela véia é que faz comida boa?

  1. Rogério disse:

    Putz cara! Você acreditou no Rubinho e deu certo. O veinho tá pegando a moral

  2. Taty Pediconi disse:

    A corrida desse domingo respondeu (e muito bem respondido!) a pergunta do seu post, não é?! Rsrsrs…..

    =)

  3. Taty Pediconi disse:

    Oi André!

    Ótimo post! Estou vendo que esta corrida em Monza será cheia de surpresas. Aliás, as surpresas já começaram: Sutil foi o melhor de sexta!
    Também acredito que o Fisichella fique entre os 5 primeiros, claro, se o carro estiver certinho. Sobre o Rubens, se a estratégia da equipe for boa, também acredito que tenha grandes chances. Enfim… é esperar pra ver! =)

    Bjs!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s