Na ponta do lápis.

Olá, pessoal!

Vocês sabem que o HAT TRICK é um blog sobre automobilismo, não apenas sobre F1. Acontece que circo da F1 anda (ou corre) tão agitado que 70% dos textos que tenho escrito aqui falam sobre a F1. Mas tenham em mente que isso ocorre por pura necessidade de abordagem dos temas. Ainda sobre a F1, nesta semana não faltaram novidades! A confusão pra lá de lamentável entre Piquets/Briatore/Renault, a compra e consequente manutenção da BMW Sauber, a volta da equipe Lotus, a reintegração do GP de Montreal (Canadá) pra temporada 2010, etc.

Mas acho que a coisa mais valiosa e que mais merece destaque agora é o desempenho do Rubinho. Vocês acham que ele vai ser campeão?

Neste post vou ser um pouco egoísta porque escreverei em tom mais opinativo do que informativo. Acho que a matemática não funciona muito na F1 porque as variáveis são tantas quanto as possibilidades, mas vamos recapitular o que aconteceu nas últimas corridas entre Rubens e Button:

1. O Rubinho somou 22 pontos ante os 10 de Button.

2. Rubinho conseguiu 2 vitórias e um sétimo lugar, enquanto Button fez um sétimo, um abandono e um segundo lugar.

3. Rubinho largou e chegou a frente de Button nas três ocasiões.

4. Button poderia até ter pontuado em Spa, mas foi tirado da corrida por Grosjean. Ao mesmo tempo, se não tivesse o problema na largada, quando pulava da segunda fila, Rubinho poderia ter somado mais pontos além do sétimo lugar.

A briga pelo topo da tabela mostra 80 pontos (Button) vs 66 pontos (Rubens) e, se colocarmos na ponta do lápis, o Rubinho precisa tirar 4 pontos por corrida daqui pro final pra ficar com a taça.
– Difícil? Pra caramba.
– Precisa de sorte? Sem dúvidas.
– O Button apresenta mais confiança agora após o segundo lugar? Sim, mas vamos ver até que ponto.
– Haverá favorecimento pro Button? Tenho certeza que não. Não enquanto o Rubinho tiver chances.

Mas querem saber de outra coisa? Nas últimas três corridas realizadas a diferença entre eles caiu em 12 pontos. Então façamos as contas: 12 pontos divididos por 3 corridas = 4. Ou seja, é exatamente a média que ele precisa.

Se eu for opinar baseando-me pelo que já vi na F1 e pela carreira dos dois pilotos, acho que Button será o campeão. Mas, se eu falar como torcedor brasileiro e adimirador da F1 e do Rubinho, acho que ele tem muito mais chances de ser campeão.  Acho que sua vasta experiência de 37 anos de idade, sendo que 17 deles na F1, aponta que Rubinho está no auge da carreira. Independentemente do resultado ao término da temporada, acho que ele terá escolhas dentro da F1 pra continuar e disputar a temporada de 2010. Isso é magnífico!

Nos próximos posts vou falar mais detalhadamente sobre o que acho que será decisivo nestas 4 etapas finais da temporada e, junto a isso, certamente darei meus palpites.

E aí, Rubinho ou Button? Alguém ainda acha que as Red Bull (Vettel e Webber) estão na parada? Podem opinar com a razão ou com o coração!      😉

Anúncios

2 pensamentos sobre “Na ponta do lápis.

  1. Taty Pediconi disse:

    Nossa, quantos números… rs!

    Esta temporada ainda não está definida, e acredito que seja definida apenas na última corrida. Ambos pilotos tem grandes chances ao título e, segundo uma sonora transmitida pela Band News, Ross Brawn confirma que enquanto houver chance para os dois, não haverá favorecimento.Acho que seja isso que todos os amantes da F1 queiram, afinal, essa disputa está eletrizante, ainda mais envolvendo um compatriota. Sendo assim, é impossível não opinar com o coração. Torço muito para que esse título seja verde e amarelo!!!

    Sobre as Red Bull, vão só apimentar um pouco mais a disputa, mas sem grandes ameaças.

    É isso aí!

    Bjussss…..

  2. Felipão disse:

    Button tem tudo pra ser campeão, mas apesar de sua ótima vantagem na pontuação a disputa pelo título segue aberta. Se o Rubens vai conseguir a tão sonhada virada não sei, mas garanto que vou torcer muito pra isso. Mas é possível sim, ainda mais se lembrarmos das maluquices que aconteceram no final dos últimos 2 campeonatos. E como você bem mostrou em seu post os últimos resultados são animadores para nós brasileiros. Veremos…

    Não acredito que os pilotos da RedBull ainda tenham força para brigar pelo caneco.

    Aquele abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s