Ayrton Senna Racing Day 2009

mail_mkt_asrd2009Olá, meus queridos e queridas que acompanham o HAT TRICK!

Neste post quero falar de um tipo de corrida um pouco diferente do que escrevo tradicionalmente aqui. O cenário? Autódromo José Carlos Pace, se preferirem, Interlagos. Até aqui nada demais, né? Pois é. A grande diferença é que nao havia nenhum motor funcionando, nem cheiro de borracha queimada, combustível ou acidentes. Falo da sexta edição da Maratona de Revezamento Ayrton Senna Racing Day.

O evento é promovido pelo Instituto Ayrton Senna e reúne milhares de corredores de rua, sejam eles profissionais, entusiastas ou marinheiros de primeira viagem. A extensão total da corrida é de 42,2 km divididos em 8 voltas, cada uma com aproximadamente 5,3km, onde os participantes se dividem em equipes de 2, 4 ou 8 pessoas. A corrida começou às 8h da manhã e terminou as 14h.

Há uns 5 meses atrás um de meus irmãos, o Bruno Mansano, fanático por corridas de rua, lançou na academia a idéia de montarmos uma equipe para o evento, desafiando os não praticantes ou pouco praticantes a participar. Daí pra frente com a ajuda dos professores Paulão e Fábio a coisa foi ganhando corpo e no final das contas o número de corredores passava de quarenta, divididos em equipes de 8 pessoas.

CHEGOU O DIA – 08.11.09, domingo
Nos encontramos em frente a academia as 5h15 da manhã, os 2 ônibus já estavam a nossa espera (valeu, Brandão!) e já começamos a distribuir os kits ali mesmo! Dentro dos kits havia um squeeze, uma camiseta, o sensor para cronometragem individual e mais uns brindes. Partimos em direção a Interlagos as 6h da manhã, ainda com pouca luz natural, mas com muitas piadas e risadas pelo caminho.

NO AUTÓDROMOASRD-08.11.09
Logo que chegamos fomos em busca da nossa “base”, que estava localizada na parte superior dos boxes, justamente pra encontrar alguns outros integrantes de nossa turma que optaram ir em separado de carro. Lá a movimentação já era grande e a quantidade de tendas era imensa. Faltava pouco tempo pra largada e os cuidados e preparações já estavam em andamento: muita água, cuidados com a alimentação, frequencimetro, mp3, cronômetro, roupa leve, boné e protetor solar. A torcida para que o sol ficasse escondido era grande, embora discreta. Aí na foto temos praticamente 90% de nossa galera corredora.

TÁ VALENDO!ASRD-2.4
O relógio apontava 8h05 quando a largada foi dada. Como a maioria das equipes
tinha 8 integrantes, cada um deles teria de percorrer uma volta (5,3km), completá-la entrando pelos boxes e ali encontrar o corredor seguinte para entregar o sensor de cronometragem da equipe. Tudo foi muito bacana e bem divertido, incluindo é claro alguns equívocos de posicionamento no meio de tanta gente, mas ali o objetivo era a confraternização geral, a possibilidade de aproximar as pessoas, já que havia gente de todas as idades, fossem homens ou mulheres.

A EXPERIÊNCIA
Dentro do possível fiz meus treinamentos de corrida durante cerca de 4 meses para este dia, embora eu esteja longe de ser um corredor adepto as corridas de rua – apesar deste ser dos esportes em maior ascensão aqui no país. Foi minha estréia em corridas a pé. Notei que não apenas eu era estreante já que muitos outros estavam nesta mesma situação, alguns deles inclusive pisavam no autódromo pela primeira vez, o que tornava a coisa mais legal ainda! Mas olha só…  devo admitir que eu toparia um novo desafio nestes mesmos moldes. Vale muito a pena, pessoal!

ASRD-1.2A corrida em si é muito dura e desgastante, nem tanto pela distância, mas principalmente por causa das fortes subidas que o circuito reserva especialmente no final do traçado. Ufa! Se eu tivesse que dar mais uma volta acho que teria de completá-la com a ajuda da ambulância, hahaha!

Mas o que mais importa é que entre nós imperou o divertimento, o coleguismo e a superação dos próprios limites, já que entre nós não havia uma real competição. Pra finalizar, ganhamos um kit contendo uns comes e bebes, uma medalha de participação e muitas dores para os dias seguintes! Hahahahaha!!

Depois foi só relaxar, beber muita água, voltar para o ônibus, chegar em casa e pensar em descansar.

E que venha a próxima!     😉

Anúncios

9 pensamentos sobre “Ayrton Senna Racing Day 2009

  1. Karla Pierri disse:

    Olá André,
    Seu irmão Bruno realmente é um menino que mobiliza as pessoas, experientes ou não, para levantar muito cedo num domingão e correr… correr… correr.
    Obrigada pelo comentário no blog, vou publicá-lo.
    E parabéns pela corrida. Espero que pegue gosto pelo esporte e tope outros desafios.
    Até mais,
    Karla

  2. Fabio disse:

    É Andresão esse ano não deu para vc este ano mas valeu pelo esforso,agora é so se preparar para o ano que vem,e que venham as procimas coridas.
    Parabens

    Abraços e até a procima

  3. Roberval disse:

    Andre realmente foi um grande evento e a organização foi 10… Meritos para o Bruno, Paulão e Fabio.

    Sobre a corrida tive uma dúvida (não sei se tem mais alguém)… Achei que a Fabiana fez um tempo muito alto, então fiz um calculo..

    No resultado divulgado no Site mostra na primeira linha o total em horas da equipe: Exe. 04:30:24
    Nas linhas abaixo mostra cada um com seu tempo.

    Somando de todos os atletas dão exatamente o total da equipe.. Claro né!!!

    Bom, tinha um tapete na Largada e outro na Chegada e eu acreditava que o tempo começava a contar somente quando passávamos pelo tapete da Largada e parava quando passávamos no tapete de Chegada.

    Enfim … como é por equipe a contagem do tempo começa (neste exemplo o a partir do segundo) quando o anterior passa pelo tapete da Chegada e assim por diante…
    Conclusão: quem andou ou ficou procurando o outro atleta após cruzar o tapete da Chegada acrecentou no tempo do próximo a correr…

    Na verdade todos fizeram menos do que esta divulgado… Alguns 1 m outros 10 m (O que aconteceu com a Fabiana uma vez que estávamos no lugar errado e o Pedro ficou procurando…lamentável..rsrsrsrsr)

    Mais valeu o cenário e a galera que estou passando a conhecer…

    Ah!! Muito legal o comentário do seu Pai!!! Diz que na próxima agente ajuda…rsrsrsr

    Abraços

  4. MiNH0Ca disse:

    Nem pra chamar.. haah. engracado vc correndo..
    Se for rolar algum outro, de no max 5k, chama ai dré, pretendo comecar a dar umas corridas.. abss

  5. Rogério disse:

    Acelera André!!!!

    Vixi com essa capa parece que logo vai parar no PitStop. (rs)

    Parabéns!

  6. Eliana Volpatte disse:

    É isso aí André!!!
    Infelizmente não pude participar desta, mas espero, de coração, que essa equipe de corrida deslanche… continue participando e se inteirando cada vez mais…
    Adorei ver a iniciativa do pessoal da musculação, a participação, a motivação e a empolgação de todos os colegas da O2… continuem… não parem não… espero poder retomar as corridas de rua com vocês em breve!
    Forte abraço!
    Parabéns!
    Eliana

  7. Mansano, Pai. disse:

    Muito bacana a idéia, a frequência e os objetivos do evento: Doação, colaboração, particiação e confraternização.
    Parabens à todos! Quem sabe numapróxia um “velhinho” também participe! Desde que tenha uma ambulância a menos de 3 m acompanhando.

    Um admirador orglhoso.

  8. Sandro Squadroni disse:

    Andre,
    Parabéns mandou muito bem, espero que no proximo ano nos encontraremos novamente no mesmo evento.
    Abraço
    Sandro

  9. valdir disse:

    ai andre,parabens
    blog manero
    ta tudo combinado

    abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s