O Teatro Mágico da Alemanha

Há muito tempo não falo sobre F1 aqui no HAT TRICK, mas depois de mais uma palhaçada que vimos neste final de semana, seria inevitável não tocar no assunto. Mais um papelão protagonizado pelo mesmo time, mas com atores diferentes, embora tão talentosos quanto os originais.

Eu tinha certeza que Massa venceria pois sempre acreditei em seu arrojo e firmeza como piloto, mesmo tendo em seu cangote um piloto tão fantástico quanto prepotente chamado Fernando Alonso. Fantástico porque é um grande piloto, bicampeão e que tira leite de pedra: Prepotente porque fica “irritadinho” ao não conseguir passar um carro mais lento a sua frente e fica reclamando ou pedindo para que o tirem da frente.

Só que mais uma vez para nós brasileiros, a senhora Ferrari fez o Teatro Mágico e “sutilmente” e “infamemente” ordenou que Massa saísse da frente quando o Diretor da Scuderia, Stefano Domenicali disse bem pausada e claramente ao rádio: “Alonso is faster than you, did you understand?” Traduzindo: “Alonso está mais veloz que você. Você entendeu?”

Somente uma anta não entenderia o que a mensagem significava!

Naquele momento pensei que Massa não o faria, que bateria em Alonso, que brigaria ou que encostaria o carro como quem diz: “chega, pra mim isso não serve”. Mas não. Vimos novamente as mesmas cenas do GP da Áustria, de maio de 2002. Na época com a formação original do Teatro Mágico, composta por Ross Branw, Jean Todt, Schumacher e Barrichello.

Pra mim Massa não tem mais moral. Assinou o atestado de submisso, de segundo, de reserva. Acabou. Pode até dizer que ele tem que fazer isso pra garantir um bom carro, isso e aquilo. Daí eu pergunto: pra que garantir um bom carro se não consegue vencer? E digo mais: este caso pra mim foi ainda pior do que com o que houve com Rubinho. Sabem porque? Porque em 2002 Schumacher já era tetracampeão e estava em seu sétimo ano de Ferrari enquanto Rubinho, em ascenção e em seu terceiro ano, era o “novo da casa”. No caso da Ferrari atual, Massa está em seu quinto ano de Ferrari enquanto Alonso acabou de chegar, correu apenas 11 provas pelo time! É ou não é pior? Vê-se que um título mundial tem muito peso e, no caso de Alonso que é bicampeão, tem muito mais.

Ridículo também foi o comentário do pessoal da Globo (Reginaldo Leme, Luciano Burti e Luis Roberto) após a palhaçada: “Felipe Massa foi Magnânio”. Onde, meu Deus??? Cadê? O que eu ouvi foi isso mesmo? E Senna e Piquet? Será que foram ou que seriam tão “magnânios” a ponto de dar passagem assim ao companheiro de time? Jamais! Isso é ridículo, é pra perdedor!

Os anos vão se passando e cada vez mais nos tornamos “velhas viúvas” de Senna e Piquet, não é? Chega a ser um absurdo a falta de campeõs ou pilotos “machos” do Brasil na F1 a ponto da geração mais nova nunca ter sabido o que é ter um pilotasso brasileiro mandando bronca pra cima de tudo, lembrando que o último título do Brasil na F1 foi em 1991 com Senna. Lá se vão quase 20 anos!

Após o pódium, na entrevista coletiva oficial da Fia, vimos praticamente os grandes resultados que um curso de interpretação teatral pode trazer, onde todos os “artistas” mostravam-se ensaiadinhos com o mesmo discurso patético, como se nada tivesse acontecido, mas com a verdade estampada na cara. Uma lástima para o esporte e um prato cheio para aqueles que gostam de detonar a F1.

Particularmente fico na torcida para que ambos sejam desclassificados, que a Ferrari tome uma punição severa por ser reincidente e por infringir a lei, e não apenas este “cafézinho” de 100 mil dólores que a FIA lhe impôs.

Pra selar a grande encenação do Tratro Mágico da Alemanha, a frase dita pelo “chefão” Domenicali a Felipe pelo rádio que não sai da minha cabeça: “Massa is back!” (Massa está de volta!). Quanta hipocrisía…

Acho que Domenicali errou. Ele quis dizer: O Teatro Mágico está de volta!

MUDANDO DE ASSUNTO, NÃO PERCAM HOJE:

Farei a narração ao vivo de mais uma corrida virtual:

EVENTO: Estréia do campeonato de GT da liga Speed Factor Brasil
DATA: Segunda-feira, 26.07.10
HORÁRIO: a partir das 22h30
LINK: www.speedv.com.br (clique em “transmissões ao vivo” no menu horizontal superior da página). Nesta página também é possível mandar mensagens e perguntas para mim e para os comentaristas.

Abraços!    😉
André Mansano

Anúncios

3 pensamentos sobre “O Teatro Mágico da Alemanha

  1. Gus disse:

    André… concordo com o que você disse e assino embaixo. Foi uma decepção dupla, principalmente porque sou torcedor do Felipe, mas infelizmente ele falhou na hora que deveria se mostrar como herói! Com certeza seria para os brasileiros uma vitória de campeonato se ele tivesse peitado a Ferrari como peitou a Sauber em 2002 e foi demitido! Não conhecemos as entrelinhas mas mesmo assim foi duro de acreditar!
    Só uma coisa… Quando você se refere a Reginaldo Leme e Luciano Burti o chamarem de Magnânimo, eles estavam apenas traduzindo o rádio de Felipe, quando o Engenheiro dele disse que ele estava de volta e que tinha sido magnânimo. O próprio Burti disse que o que aconteceu foi ridículo em seu Twitter!

    abs e até a noite!

  2. Samuka disse:

    Belíssimo texto André! Concordo com cada palavra dita aqui, e sinto-me indignado com a falta de respeito aos amantes do automobilismo. Porque como Nick Fry disse após essa palhaçada no domingo “O show é o que gera fãs, os fãs geram patrocinadores, e os patrocinadores nos permitem dirigir as equipes. Então, eles são nossos clientes, e temos que fazer um bom show”.
    Acho que isso resumi tudo. Ou a FIA puni a Ferrari a altura de sua safadeza, daquelas que a fará pensar um milhão de vezes antes de tomar uma atitude ridicula e desonesta como essa novamente, ou quem sairá derrotada será a F1 que vai perder seus verdadeiros fãs.

    Abraço

  3. Cezar batistão disse:

    É, mano!

    Felipe Massa é um cuzão e provou isso!
    Que se dane tb!

    Tomara que Ferrari, Massa e Alonso se ferrem nessa história toda!

    Você toma Whey Protein?
    Felipe Massa!

    Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s