Asas Indomáveis!

Aproveitando o embalo dos lançamentos onde as principais equipes, exceto a McLaren, já apresentaram seus carros, vale ressaltar uma novidade que ainda é uma grande incógnita: as asas traseiras móveis. Mas antes de mostrar como funcionam, vamos a explicação técnica:

– As asas traseiras oferecem uma regulagem que interfere demais no comportamento de um carro de F1. Quanto maior o grau de angulação maior será a carga aerodinâmica e o resultado é maior estabilidade em curvas e menor velocidade em retas. Geralmente em pistas de alta velocidade, como Monza na Itália por exemplo, usa-se “pouquíssima asa traseira” e o inverso é feito para pistas de baixa velocidade, como em Mônaco. Até o ano passado a equipe tinha de escolher durante os treinos como seria o setup da asa, optando por maior estabilidade em curvas ou maior velocidade em reta e assim o piloto tinha que enfrentar todo o final de semana.

Com a introdução das asas traseiras móveis a ideia é fazer com que ao entrar nas retas o piloto mude a regulagem apertando um botão no volante do carro (sim, mais um botão!) a fim de conseguir maior velocidade em busca de ultrapassagens e, ao chegar nas curvas, soltar o botão para que a asa volte a regulagem inicial com maior angulação. Será que vai funcionar? Vale lembrar que o piloto perseguido poderá fazer o mesmo para se defender…

Aqui vai um vídeo que mostra claramente como funciona o sistema na Sauber:

Eu não acho que fará grande diferença, embora seja interessante imaginar o que poderá acontecer se o piloto ativar o kers e mover a asa ao mesmo tempo.

😉

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