A dança das cadeiras. Ou melhor, dos bancos.

Pois é, pessoal. Como já passamos da metade da temporada, cada vez mais é possível dizer que a F1 já está pensando em 2010.

A esta altura do campeonato, literalmente falando, chegamos a muitas definições. As equipes que estão na disputa pelo título priorizam possíveis evoluções dos carros atuais enquanto as demais já projetam o carro do ano que vem, que terá uma temporada com regras bem diferentes novamente.

Prioridades a parte, o circo todo já se movimenta. Os pilotos, seus empresários e as equipes já dão seus passos pelo paddock e pelos bastidores da categoria visando o melhor cockpit, ou pelo menos um cockpit, pra 2010. Só pra relembrar, alguns nomes já dançaram e outros ganharam foco antes mesmo do término do ano. O suiço Sebastien Bourdais deu lugar ao novatíssimo espanhol Jaime Alguersuari na equipe Toro Rosso enquanto que, na Renault, Nelsinho Piquet cedeu seu lugar ao francês Roman Grosjean.

Vale lembrar que as mudanças envolvendo pilotos e equipes de 2008 para 2009 foram praticamente nulas. Na ocasião somente duas mudanças aconteceram: o veterano David Coulthard se aposentara, cedendo seu lugar ao jovem Sebastian Vettel na Red Bull enquanto que Sebastian Buemi, ingressando na carreira, assumia a vaga de Vettel pra fazer dupla com o então segundo anista Sebastien Bourdais. Digamos então que essa fora a dança dos “Sebastiões”, não é mesmo?

Só que dessa vez tudo indica que de 2009 pra 2010 as mudanças serão bem intensas! Fica cada vez mais claro que as mudanças atingirão principalmente as grandes equipes.

Meus palpites caminham pra este lado e acho que a dupla na Ferrari realmente vai mudar. Alonso vem por aí e Massa vai ter muito trabalho pela frente. Se Raikkonen se esforçar, arruma uma Willians, Renault ou Toyota. Senão vai pro rally mesmo. Já a McLaren deve trocar o parceiro de Hamilton e a tendência por Rosberg é bem grande. E a Renault, o que será dela perdendo Alonso? O chefão Briatore é complexo (vide o caso Nelsinho) e imagino que não terá opções tantas de qualidade a disposição. Quem sabe um Kubica ou um Heidfeld…  Com relação a BranwGP e Red Bull, se continuar nessa pegada, nada mudará. Se Rubinho não permanecer por lá, certamente arruma uma Willians, Toyota ou ainda uma das novas equipes que ingressarão. A Toro Rosso não deve mudar nada também. Equipes que podem sim ter mudanças mais drásticas como os dois pilotos e até mudança de motor, são Willians e Toyota. Será que o Trulli se aposentará? E o Fisichella então? Pode ser…

Mas o que mais me empolga é a chegada de 3 ou até 4 novas equipes. Bruno Senna certamente conseguirá um cockpit e, segundo rumores, a novata Campos seria seu destino. Também acho que veremos novos pilotos integrando o grid, americanos estreando e até a possibilidade da volta de veteranos, como Villeneuve, De la Rosa e Wurz, por exemplo.

Agora é ficar ligado e aguardar o andamento dos fatos pois a coisa certamente será bem interessante pro ano que vem! 😉

Anúncios

4 pensamentos sobre “A dança das cadeiras. Ou melhor, dos bancos.

  1. Rogério disse:

    Bom acho que depois do último domingo Raikkonen pegou um pouco mais de moral.

  2. Taty Pediconi disse:

    Oiê!

    Interessante esse post… mt bom para começarmos a refletir em como será 2010 na F1. Uma certeza eu tenho: será melhor que esse ano! Mt fraquinha essa temporada.

    Dança dos bancos é sempre legal, dá um “up” na categoria. Ainda mais com caras novas, quem sabe ficará mais competitivo…

    É isso aí!

    😉

  3. PuDiM disse:

    Excelente post!
    Gosto de alguns posts seus, porque leio alguns apenas…
    Não consigo ler todos, mas a qualidade é muito boa.
    Beijunda

  4. guschafer disse:

    Fala cara…
    Sem dúvida o ano que vem promete. Algumas discordâncias à parte, corroboro com você nas mudanças. Acredito que Alonso vai para a Ferrari mesmo, o que me preocupa é em que condições esse contrato foi fechado. Já Bruno Senna, como disso o Lito Cavalcanti hoje, está bem próximo de ocupar o lugar de Fisichella na Force India. Nelson Piquet pode ir para a vaga de Nakajima se a Williams mudar de fornecedor de motor e ter a companhia de Hunkemberg. Pedro de la Rosa e Petrov na Campos… Hamilton e Kimi ou Rosberg… é… realmente a dança será grande.

    Só dois pontos para você corrigir aí. Bordais e não Bordaes. E o Vettel entrou no lugar do Couthard na Red Bull e não na Toro Rosso.

    Belo Post!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s